Deputado Lucas Lasmar cobra melhorias para a rodovia Fernão Dias

Durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na terça-feira (12/09), a pedido do deputado estadual Lucas Lasmar (Rede), a concessionária Arteris Fernão Dias anunciou a instalação de 32 novos radares e a criação de uma rampa de escape na Rodovia Fernão Dias. A empresa é responsável pela gestão dos 562,1 quilômetros da estrada (BR-381), que liga as cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Essas medidas visam reduzir os acidentes em pontos críticos da rodovia, com destaque para a Serra de Igarapé, um trecho conhecido pelo alto índice de acidentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nos últimos três anos, a Serra de Igarapé registrou 337 acidentes, resultando em 19 mortes. Este trecho de 14 quilômetros é caracterizado por curvas fechadas em descidas acentuadas e um elevado fluxo de tráfego, especialmente de caminhões. Atualmente, a área possui apenas dois radares em operação.

Durante a audiência, o deputado Lucas Lasmar questionou a eficácia dos novos radares na redução de mortes na rodovia. Ricardo Silva, diretor de operações da Arteris Fernão Dias, afirmou que a instalação desses equipamentos deve eliminar os acidentes com vítimas fatais no local, citando o sucesso de um radar similar no km 921 da BR-381, em Cambuí, Sul de Minas.

Os novos radares serão implantados em pontos com altos índices de acidentes no trecho sul da BR-381, abrangendo Minas Gerais, dois deles nas proximidades do trevo de acesso a Oliveira, nos quilômetros 516 e 519. Essa informação foi fornecida por Cláudio Lobato, coordenador substituto de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além disso, o Deputado Lasmar também indagou sobre o progresso da instalação de uma rampa de escape no km 525 da rodovia, onde ocorreu um acidente fatal envolvendo um ônibus que transportava torcedores do Corinthians.

Essa estrutura permitirá que caminhões reduzam a velocidade em descidas íngremes, prevenindo acidentes graves. O diretor da concessionária informou que o projeto está em desenvolvimento e deve ser concluído no início de 2024, aguardando aprovação da ANTT. A agência revelou que a concessionária recebeu 38 autos de infração entre setembro de 2022 e agosto de 2023 devido ao não atendimento de 61,6% das ocorrências de problemas na pista dentro do prazo regulamentar.

A audiência pública também contou com a presença do caminhoneiro Daniel Reis de Paula, presidente da Cooperativa dos Amigos Transportadores de Oliveira (Cooperatro), que demandou melhorias na pavimentação e na sinalização da Fernão Dias com o objetivo de reduzir acidentes. A concessionária destacou seu compromisso em reduzir atropelamentos, tendo instalado mais de 100 km de iluminação, construído 53 passarelas e com projeto de implementar defensas metálicas e barreiras de concreto para impedir que pedestres atravessem a rodovia.

Além disso, Tayane Fernandes, coordenadora de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou sobre a concessão do trecho norte da BR-381, que será licitado em novembro. Esse trecho de 300 km, em grande parte de pista simples, já foi cenário de 448 acidentes e 39 mortes até agosto de 2023.